terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos revela baixo nível de leitura de alunos brasileiros na idade de 15 anos.
393 pontos foi a média atingida pelos estudantes brasileiros que participaram da pesquisa. Os resultados revelam que a situação da leitura no Brasil é crítica. Em 5 níveis possíveis, o Brasil foi enquadrado no nível 2. Entre 56 países, o Brasil apresentou índices maiores apenas do que Montenegro, Colômbia, Tunísia, Argentina, Azerbaijão, Catar e Quirguistão. O primeiro do Ranking foi a Coréia do Sul, com 556 pontos.
Que elementos podem ser apontados para explicar esse baixo nível de leitura no nosso país. Espero comentários dos seguidores do blog.
Para saber mais acesse: http://www.pisa.oecd.org

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Homenagem aos portadores de necessidades educacionais especiais


No dia 11 de outrubro comemora-se o dia dos portadores de necessidades especias. A equipe da sala de recursos, em conjunto com os professores, prepararou uma semana recheada de atividades com a finalidade de prestar aos nossos alunos especiais uma pequena homenagem. Entre as atividades realizadas, destacou-se a apresentação da peça A joaninha diferente, que trata do tema "respeito à diversidade". A conscientização da importância de se respeitar e valorizar os alunos com necessidades educacionais especiais por parte comunidade escolar se fortalece com atividades diversificadas como essa.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aulas de italilano na Escola Classe 03 do Paranoá

Desde maio, alunos de 3ª e 4ª séries da EC 03 do Paranoá participam do projeto “Italiano per bambini” (Italiano para crianças). As aulas são ministradas pelo vice-diretor da instituição de ensino, o professor Cássio, que trabalha há nove anos na escola. As aulas são às quintas-feiras, no turno contrário ao de aula regular dos estudantes.
O projeto visa dar oportunidade às crianças de aprender uma segunda língua, tornar o ambiente escolar mais atraente e elevar a auto-estima dos alunos.
Para incentivar o contato com a língua e a cultura italiana foram promovidos alguns eventos, como a visita do 1º Conselheiro da Embaixada à escola (Alberto Collella), divulgando a cultura do país, e um passeio dos estudantes à Embaixada da Itália.
A participação no projeto não é obrigatória, participam apenas os alunos que têm interesse pela língua. As aulas são adaptadas à faixa etária das crianças, priorizando atividades lúdicas que focalizam a aquisição de um vocabulário básico e algumas situações de comunicação da vida cotidiana.
A intenção do professor Cássio é manter o projeto para o próximo ano, graças ao interesse e à motivação demonstrados pelos seus estudantes.

Começando...

Olá, acabo de me inscrever no blogger. Postarei aqui os principais acontecimentos da escola onde trabalho! Gosto muito desse lugar, é a extesnão da minha casa. Afinal, passo boa parte do meu tempo lá!